A importância da manutenção preventiva de equipamentos de laboratório

Em nossa casa estamos sempre realizando alguns ajustes aqui e ali a fim de evitar problemas maiores, não é mesmo? De tempos em tempos realizando uma nova pintura, pequenos reparos para evitar infiltrações, e ao menor sinal de qualquer avaria na parte elétrica já verificamos para não ter uma “dor de cabeça” lá na frente. E com seu carro, você não realiza revisões regulares para não ter um gasto muito maior e desnecessário lá no futuro?
 
Nos laboratórios a manutenção preventiva também se faz necessária para evitar problemas que podem trazer não apenas gastos maiores futuramente, mas também a fim de evitar erros nos resultados de suas pesquisas. Então, para que possa ter a certeza de que suas pesquisas apresentam resultados precisos e confiáveis, não deixe de realizar a manutenção preventiva dos equipamentos do laboratório.
 
Para que suas pesquisas sejam confiáveis e rápidas, não basta utilizar equipamentos modernos. Necessário se faz que esses equipamentos sejam bem cuidados para que assim possam cumprir seu objetivo. 
 
Uma das primeiras preocupações deve ser a de evitar a contaminação em suas pesquisas, para isso mantenha sempre a limpeza completa das vidrarias do laboratório. Alguns aparelhos necessitam de limpezas com processos diferenciados e específicos, portanto se não tiver certeza de como fazer consulte o manual ou o pergunte ao responsável pelo laboratório. Se for algo possível de ser feito pela própria equipe realize a limpeza de todos os mecanismos dos aparelhos com cuidado e atenção. E, no caso dos equipamentos que necessitam de uma limpeza mais completa chame um profissional qualificado de sua confiança.
 
Outro cuidado importante ao qual se deve estar sempre atento é em relação a calibração dos equipamentos que necessitam desse procedimento, como as balanças digitais por exemplo, pois a falta de precisão dos resultados que os aparelhos apresentarem corromperá seu objetivo final. Se os equipamentos forem calibrados regularmente não será necessário se preocupar pois essa rápida manutenção preventiva garantirá a precisão dos resultados apresentados.
 
Agora, caso não haja essa manutenção preventiva será necessário realizar uma verificação de precisão avançada, demandando mais tempo e custo financeiro também. 
 
A manutenção preventiva dos aparelhos mantém o padrão de qualidade do laboratório e auxilia no processo do tempo de vida útil dos equipamentos. Assim como a falta dessa manutenção pode diminuir esse tempo de vida útil e deixar dúvidas na confiabilidade dos resultados apresentados.
 
Mas, quando alguma máquina apresentar defeito não vá logo pensado em trocar, alguns equipamentos podem ser recuperados realizando alguns reparos ou a troca de algumas peças, o que chamamos de manutenção corretiva. Agora, caso não haja conserto, aí sim você precisará adquirir um novo equipamento. Vale ressaltar que quando se realiza a manutenção preventiva dos equipamentos de laboratório algumas peças vão sendo substituídas como uma medida preventiva antes que os aparelhos parem causando problemas e atrasos em seu trabalho.
 
Como vimos, a manutenção preventiva dos equipamentos do laboratório é importante porque evitará erros e atrasos nos resultados apresentados, diminuirá as chances de os aparelhos pararem de funcionar antes que o tempo de vida útil chegue ao fim e assim tornará possível não precisar comprar constantemente novos aparelhos. 
 
Portanto, adote em seu laboratório a manutenção preventiva e assim será possível evitar o máximo possível a manutenção corretiva, e consequentemente você diminuirá seus gastos financeiros.