Como escolher corretamente os equipamentos e assim adequar os espaços do seu laboratório
Na hora de montar um laboratório vários fatores precisam ser observados, desde toda a estrutura da construção verificando se essa permitirá a adequação necessária para atender bem a todos os pacientes, até aos cuidados com as marcas, modelos e fornecedores de toda a aparelhagem que deverá ser adquirida.
Antes de iniciar as compras dos equipamentos, pesquise e conheça bem os modelos, as marcas e também a confiabilidade dos fornecedores, assim você adquire produtos que atenderão sua necessidade e que não trarão “dores de cabeça” devido à má qualidade.
Os equipamentos para o laboratório podem ser para diversas metodologias. As necessidades de seu laboratório dependem de quais são os requisitos do trabalho. Há laboratórios por exemplo, que fazem uso de diversos tipos de vidrarias, materiais e equipamentos para que as análises possam ser realizadas com a maior precisão possível, são utilizados também descartáveis e consumíveis de uso único.
Em geral, entre os produtos e equipamentos utilizados nos diferentes tipos de laboratórios estão os pipetadores e pipetas, balança analítica, centrífuga para laboratório, bico de Bunsen, freezer científico, incubadora para laboratório, microscópio óptico, banho maria para laboratório, agitador magnético com aquecimento, capela de exaustão de gases, destilador de água, phmetro, placa aquecedora, balão de fundo chato, tubos de ensaio, cabine de fluxo laminar, capela, cápsula de porcelana, tamisadora, câmara climática e estufa de esterilização.
Seja qual for o segmento do seu laboratório, antes de qualquer escolha de equipamentos, converse com o técnico do laboratório e juntos especifiquem exatamente o que precisam.
Na hora da compra, procure saber a capacidade em litros, tamanho externo e tamanho interno dos equipamentos, veja se o espaço físico do laboratório comporta a aparelhagem. Verifique também se a parte elétrica do laboratório comporta a utilização do equipamento e se esses aparelhos precisam ser instalados próximos a alguma entrada de água.
Para não comprometer a locomoção da equipe e dos clientes no local, tenha cuidado para que o produto escolhido não fique em uma área de passagem de pessoas. Se o espaço do laboratório for reduzido, busque aparelhos de modelos compactos, assim você não deixa de ter o equipamento e nem compromete o espaço necessário para realizar os atendimentos, pois a estrutura do laboratório reflete diretamente na satisfação dos clientes. Cuidado na hora de escolher os produtos, se lembre que equipamentos de primeira linha e atendimento especializado resultam em um trabalho de qualidade.
Como vimos, é muito importante pensar em cada espaço do laboratório. Fique atento também no espaço da área administrativa, afinal é a “porta de entrada” dos pacientes. Também escolha com cuidado os computadores que serão utilizados na área administrativa e também na área laboratorial, opte por modelos duradouros e que suporte grande quantidade de dados, a fim de não desperdiçar tempo com excesso de manutenções, o que poderia atrapalhar o processamento de dados de exames e atrasar a entrega de resultados.
Como há muitos exames que precisam ser realizados em jejum, muitos laboratórios optam em adquirir também máquinas de café e chá.
Então, seja em relação aos equipamentos laboratoriais ou aos equipamentos da área administrativa, na hora da compra esteja muito atento aos tamanhos de cada aparelho, a dimensão e também a capacidade, além da sua portabilidade, o que pode auxiliar caso sejam necessárias eventuais mudanças.
Além de garantir que o laboratório tenha todos os equipamentos necessários, é preciso estar atento a manutenção e conservação de toda a aparelhagem. Não sabe ainda o quanto isso é importante? Veja aqui como você poderá evitar problemas futuros realizando a manutenção preventiva nos equipamento do laboratório.